top of page
WANDERLEY NOVATO

Porque vegano?
Assim que tive certeza de que é possível viver muito bem e saudavelmente sem comer qualquer produto de origem animal (e, evidentemente, busquei a fundamentação científica desse tipo de dieta) não hesitei em adotar imediatamente o vegetarianismo . A frase de Jeremy Bentham sobre o modo como devemos tratar os animais ("O que importa não é saber se eles pensam ou falam, mas, sim, se eles sofrem") é, para mim, definitiva... E - digo a vc que me lê neste momento - eu me tornei vegetariano depois de adulto - isto é: lembro-me perfeitamente do sabor da carne: temperada, assada ou cozida (ou tratada de qualquer forma) é, de fato, saborosa... Mas não acho (e nunca achei) razoável matar animais ou impor a eles sofrimento somente para ter um almoço mais gostoso... Eu acreditava (como muitas pessoas ainda acreditam) que "é necessário para a saúde", porque "somos onívoros" etc. Hoje sei que isso não é verdade, e por essa mesma razão eu não como mel, ovos, gelatina e nem uso outros produtos relacionados à morte ou sofrimento de animais. (Gostaria de lembrar que existem vários tipos de vegetarianos, e que as motivações para esse comportamento também são diversas).
Não vou, no entanto, usar este espaço para justificar minhas opções, nem para tentar convencer qualquer pessoa. Pretendo apenas fornecer informações que, julgo, podem não estar tão disponíveis quanto deveriam...
Se vc quiser conversar comigo sobre o assunto, esteja à vontade - mas faremos isso pessoalmente e, lembro aos meus alunos, fora do horário das aulas! E, assim como não prentendo "converter" ninguém, espero que vc não queira fazer o mesmo! Fique bem entendido que tenho inúmeros amigos e familiares não-vegetarianos e não acho que sejam, por isso, "pessoas malvadas"; eu mesmo lembro-me de quando não era vegetariano, e não acho que eu era uma "pessoa horrível" - apenas mal-informada... Entendo também que mudar alguns hábitos pode ser bem difícil para algumas pessoas, embora esse, em particular, não tenha sido nem um pouco difícil para mim. Para ser sincero, não consigo entender muito bem essa dificuldade em mudar, mas aceito que ela exista, já que é tão comum...!
bottom of page