top of page

Vinte dicas para aumentar a sua produtividade e fazer você alcançar objetivos (inclusive de estudo)

Não é "auto-ajuda"; são conselhos simples para o dia a dia. Ignore, se quiser, mas não me diga isso. Todos são válidos (alguns, com pequenas adaptações) para aumentar sua eficiência também na aprendizagem (além da escola, para estudo de línguas, instrumentos musicais - ou qualquer outra coisa).

 

  1. Comece fazendo uma agenda com objetivos diários, semanais, mensais - e de longo prazo. E monitore tudo isso diariamente, semanalmente, mensalmente. Determine e mantenha seus próprios prazos. Seja rigoroso com você mesmo. 

  2. Na noite anterior ou no início da manhã, defina as principais tarefas que você vai realizar no dia.   Não devem ser mais que cinco - e não mais do que três, se forem mais complicadas. Ao final do dia faça uma avaliação do seu desempenho, analisando a razão do não cumprimento integral de alguma delas, e marcando uma nova data  para completá-la – se possível, no dia seguinte.

  3. Faça primeiro as coisas mais chatas. Você será bem mais produtivo se fizer primeiro a pior parte do trabalho logo de manhã. Depois você se sentirá mais livre para as outras coisas.

  4. Encontre o seu momento para fazer mais coisas ou coisas mais difíceis, isto é: a parte do dia onde é mais produtivo. Planeje sua agenda de trabalho de tal forma que você faça as tarefas complicadas nesse horário – pode ser de tarde, ou de madrugada.

  5. Não tente ser perfeito; ser perfeccionista consome muito tempo. O melhor é fazer uma tarefa suficientemente bem e passar para a próxima na sua lista. Se for o caso, melhore depois.

  6. Peça ajuda. Não fique horas ou dias batalhando em algo que outra pessoa pode fazer - ou te ensinar a fazer - de forma muito mais eficiente.

  7. Desconecte-se. Redes sociais, Youtube, games, televisão... São distrações que consomem inutilmente várias horas do seu dia. Lembre-se: quando você para de fazer algo, demora um tempo para voltar e retomar o ritmo. Mantenha o foco.

  8. Deixe de lado o espírito multitarefa. Se você acredita que pode controlar bem várias tarefas diferentes ao mesmo tempo, saiba que não consegue – e muitos estudos mostram isso. Nosso cérebro não é multitarefa; na verdade você fica “pulando” de uma coisa para outra, e isso piora a velocidade e a qualidade da execução. Você perde informações importantes quando se dedica a fazer duas coisas - a não ser que uma seja automatizada. Se você não quer acreditar nisso, acho que você tem um problema. Focalize uma coisa de cada vez para conseguir fazer cada tarefa muito mais rápido, e melhor. (Comportamentos assim só devem ser usados em urgências).

  9. Não fique checando mensagens no Whatspp ou postagens em redes sociais o tempo todo, nem e-mails. Separe poucos momentos no dia para responder tudo isso - por exemplo: às 9h da manhã, às 14:30 e às 17:30 (defina isso você, e mantenha sua decisão). Se você conseguir, pode até ler as msgs que recebe algumas poucas vezes mais, mas não clique em vídeos e fotos, não compartilhe, e não responda nada na hora (a não ser, obviamente, em caso de urgência - mas aprenda a distinguir "urgência" de "importância"). Não é só perda de tempo o problema. É perda de foco. Não se envergonhe e simplesmente diga aos outros que você não é do tipo que responde na hora. Só isso.

  10. Aprenda a usar a regra dos três minutos. É assim: se você pode fazer alguma coisa em até três minutos, simplesmente faça. Não precisa pensar - faça imediatamente - e volte imediatamente para a sua agenda. Se demorar mais que isso, abandone - e mantenha o seu foco nas coisas importantes.

  11. Simplesmente diga "não" para algumas reuniões e encontros desnecessários. Pergunte a quem te chamou se você não pode cumprir as mesmas tarefas usando a internet.

  12. Durma bem. Você é muito mais produtivo durante o dia se estiver bem descansado.

  13. Em tarefas mais longas, faça intervalos. Levante-se, ande até a geladeira para beber água, tome um café... Um intervalo de cinco minutos é ótimo para recuperar a energia. Se alguém te ligou (e você, claro, não atendeu) pode ser o momento para retornar a ligação, explicando que tem poucos minutos para conversar, porque está ocupado. Mas fique atento; se vc pegar o telefone, esses cinco minutos tendem a transformar-se em meia hora. Não deixe isso acontecer.

  14. Escrever o que tem para fazer é uma maneira excelente tornar-se mais responsável e eficiente. Além da agenda do dia, deixe também bilhetes pela casa, e coloque lembretes no bolso, na tela do celular ou do computador. De preferência escreva uma coisa só em cada um - faça e jogue fora. É bom para você ver o que é que você está "enrolando". Para estudar: enquanto lê, faça resumos escritos - isto é: identifique as ideias principais e reescreva-as com suas próprias palavras, sintetizando o conteúdo em tópicos. Isso funciona com todos que já testaram esse método, e é incrível a diferença entre "escrever" e "grifar". Acredite nisso - escreva!  (Não precisa ser em papel, mas pode ser mais fácil).

  15. Seja honesto e diga "não", recusando algumas coisas que irão te atrapalhar, mesmo que pareçam coisas boas. Pare de querer ajudar todo mundo o tempo todo. Reserve um momento só para isso, como a tarde de sábado. E cumpra o que decidiu.

  16. Exercite-se! De manhã pode ser o melhor horário, mas o importante é fazer algo assim mesmo que seja em outra hora, se de manhã não for possível. Pode ser apenas uma caminhada; o exercício é uma maneira excelente de aumentar sua produtividade e melhorar o humor.

  17. Organize o seu espaço. Um ambiente de trabalho organizado vai ajudar você a manter o foco. Verifique a papelada na sua mesa e mantenha limpo o entorno (principalmente se há algo te incomodando).   

  18. Vista-se bem; seja simples; procure não complicar sua forma de vestir para sentir-se confortável e apresentável. Mantenha o alto astral; sorria, cumprimente os outros, e não deixe a pressa fazer de você uma pessoa mal educada. Produtividade não é "desespero", nem "correria". Gentileza gera gentileza, e também um sentimento bom de que você está no caminho certo. Isso faz as pessoas gostarem de você, e abre portas.

  19. Mantenha o otimismo. Quando algo ruim acontecer procure ver o lado bom – ele sempre existe. Mesmo a maior tragédia é um campo fértil de oportunidades. Se você acha que não, você tem outro problema, além do que foi mencionado no tópico oito.

  20. Fuja das pessoas negativas e pessimistas, que contaminam as pessoas em volta com seu mau-humor. Ao contrário, aproxime-se daquelas que sorriem, que são tranquilas, e que valorizam suas vitórias, mesmo quando são pequenas, transmitindo sempre bons sentimentos.

Obrigado por ler esse texto! Espero que tenha gostado, e que seja útil!

bottom of page