WANDERLEY NOVATO
Teoria da Administração: Avaliações criativas
A - OBSERVAÇÕES INICIAIS:
1. Valor: 0 a 10 pontos
2. A participação nessa modalidade de avaliação não é obrigatória. Por qualquer motivo – e eu não irei perguntá-lo a vcs, se não quiserem me dizer espontaneamente – vc pode optar por fazer uma avaliação tradicional (isto é: uma prova) prova no mesmo valor. Não sei dizer ainda se será aberta ou fechada.
3. As temáticas que podem ser abordadas devem focalizar um dos tópicos do programa da disciplina. Focalizar, nesse caso, significa “escolher um”. Não vale “misturar tudo” e dizer que o tema é “gestão”.
4. Importante: Todos os participantes deverão me entregar (impresso) e falar para a turma, (em 3 minutos) um “comentário crítico”, que está explicado no tópico C1.
5. Haverá uma aula específica, no final do semestre, onde as obras serão apresentadas para a turma.
B – SOBRE AS OBRAS
1. Modalidades possíveis propostas por mim:
a) Um conto: uma história curta, com personagens, enredo e desfecho, com cerca de 3 páginas, que relate algo relacionado ao tema escolhido do programa da disciplina. Essa obra deverá ser individual. O QUE VÃO ME ENTREGAR: O CONTO IMPRESSO. NO DIA DA APRESENTAÇÃO: OS ALUNOS VÃO LER O CONTO IMPRESSO, EM UM MOMENTO DA AULA DEDICADA A ESSA AVALIAÇÃO.
b) Uma canção: uma melodia, com letra e acompanhamento de um instrumento musical. Poderão ser feitas novas letras (incluindo paródias) para composições existentes. Essa obra deverá ser composta individualmente ou por uma dupla. Poderá haver uma terceira pessoa, se for um cantor, que deverá participar das discussões de elaboração - e será ele que deverá conduzir o “comentário crítico” (veja no final). O QUE VÃO ME ENTREGAR: A LETRA, E UM LINK. A CANÇÃO DEVERÁ SER POSTADA NO YOUTUBE (PODE SER SÓ O ÁUDIO, COM UMA IMAGEM FIXA, COM O PRIMEIRO NOME DOS AUTORES E DA CANÇÃO). NO DIA DA APRESENTAÇÃO: ESCOLHAM SE VÃO CANTAR, OU SE PREFEREM EXIBIR O VÍDEO. SE QUISEREM FAZER UM RAP CONSULTEM-ME ANTES. TALVEZ SEJA NECESSÁRIO QUE ME MOSTREM UM TRECHO, PARA QUE EU VEJA SE ESTÁ ADEQUADO. APENAS "RECITAR" UM TEXTO SOBRE O TEMA, SOBRE UMA BATIDA PRÉ-GRAVADA NÃO É UMA IDEIA VÁLIDA.
c) Teatro (ao vivo, ou filmado): uma cena de 10 minutos de duração, relatando um acontecimento relacionado a um tema da disciplina, destacando um aspecto importante desse conteúdo. Essa obra deverá ser feita por grupos de até 5 pessoas, todas com participação ativa (“falas”, inclusive); se quiserem que uma sexta pessoa participe, digam-me antes para que eu avalie isso. Figurantes podem ser convidados, mas sua participação não valerá para eles como avaliação; eles terão que fazer outra coisa. O QUE VÃO ME ENTREGAR: O ROTEIRO. NO DIA DA APRESENTAÇÃO; ESCOLHAM SE VÃO REPRESENTAR AO VIVO (UM DE VCS VAI FILMAR NA HORA, COM O CELULAR) OU SE VÃO PASSAR O VÍDEO. (NESSE CASO, VÃO ME INFORMAR O LINK). ATENÇÃO: O CENÁRIO DEVE SER MUITO SIMPLES.
d) Filme: filmagem de uma história curta (também até 10 minutos de duração) em vários cenários. Parece-se com o teatro filmado, e a diferença é que dificilmente poderia ser executado ao vivo. As locações podem ser reais – uma fábrica, um shopping, uma loja, escritórios, conversas no metrô, passeando pela av. Afonso Pensa. Pode ser uma animação (um desenho animado, por exemplo), se tiverem essa habilidade. O QUE VÃO ME ENTREGAR: O ROTEIRO; O FILME SERÁ POSTADO NO YOUTUBE. NO DIA DA APRESENTAÇÃO: A TURMA VAI ASSISTIR O FILME DURANTE A AULA.
2. Outras modalidades possíveis: vcs podem imaginar um outro tipo de obra, mas consultem-me antes.
C - CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO:
1. Um comentário crítico: um pequeno texto, de uma página, contendo uma discussão sobre a “apropriação” do tema escolhido na obra apresentada. Não precisa conter explicações sobre o tema – só as informações mínimas necessárias, ao longo do texto. O que eu espero é de fato uma crítica, como as que lemos sobre filmes e músicas. Vários trechos da obra devem ser analisados/explicados. Vou dar dois exemplos, resumindo o que devem fazer:
a) EXEMPLO RESUMIDO DE COMENTÁRIO CRÍTICO PARA UM FILME / TEMA: PROBLEMAS NA IMPLEMENTAÇÃO DO DOWNSIZING
“No filmes "O que não te contaram sobre o downsizing", a personagem que é o diretor da fábrica mostra como o downsizing exige uma frieza do administrador, que tem de demitir pessoas - sem qualquer tipo de compaixão. E o FULANO, que faz o papel do líder sindical, mostra como a capacidade de negociação choca-se com a questão do lucro. A cena do ônibus resume a desilusão pessoal dele, quando conversa com a namorada e diz que vai mudar para a Suécia – que é uma alusão ao poder dos sindicatos no modelo volvista”.
b) EXEMPLO RESUMIDO DE COMENTÁRIO CRÍTICO PARA UMA CANÇÃO / TEMA: PROBLEMAS DE ADAPTAÇÃO INDIVIDUAL AO TRABALHO NAS ORGANIZAÇÕES-CÉREBRO
“A letra da canção “O que eu quero é um coração” ironiza as start-ups de tecnologia como “organizações-cérebro”, apresentando o ponto de vista de um empregado insatisfeito de que o trabalho nessas organizações também é impessoal e busca a eficiência o tempo todo. A primeira estrofe lembra que o fato do seu chefe ser "moderno" e ter tatuagens não significa muita coisa, quando vc tem que ser produtivo o tempo todo, mesmo podendo trabalhar em casa. A frase: “Eu saio do trabalho mas aquela caveira não sai da minha cabeça” mostra isso., assim como o refrão: “Ele não me vê, mas não sai do meu pé”. Escolhemos fazer um reggae porque acreditamos que é um bom gênero para expressar essa ironia, porque é geralmente associado à Jamaica, à praia, à maconha, e o empregado insatisfeito pode ser entendido como alguém que na verdade quer trabalhar em uma empresa meio hippie, o que não é possível nesse setor muito competitivo, onde a inovação é um imperativo”.
A avaliação desse texto vai compor 40% da nota.
2. O conteúdo da obra: o conteúdo artístico (o texto, no caso do conto; a letra e a melodia/arranjo, no caso da canção; o roteiro da peça e do filme, nesses últimos dois casos) serão avaliados de acordo com a sua capacidade de expressar o tema escolhido. Independentemente do mérito artístico, a obra deve retratar algo do conteúdo estudado – através de metáforas, de diálogos, dos acontecimentos apresentados etc.
Essa avaliação do conteúdo vai compor outros 40% da nota.
3. A percepção do professor: como em qualquer avaliação aberta, o meu entendimento de “o tanto que a sua resposta explicou que vc entendeu a matéria” também vai contar. Após ver o filme, ou ler o conto etc. eu vou concluir: “Eles entenderam! Se fizessem uma prova sobre esse assunto, tirariam a nota máxima!” (...ou o contrário, ou mais ou menos).
Essa minha percepção do alcance do aprendizado vai compor os 20% restantes da nota.
D - OBSERVAÇÕES FINAIS:
Em primeiro lugar, apresentem-me as propostas de trabalho e conversem comigo sobre a adequação da modalidade escolhida e do tema, e também sobre como vão elaborar e apresentar o resultado. Isso evitará problemas futuros. (Vcs poderão fazer alterações, mas, se desistirem no dia da apresentação, a nota será zero).
Após a divulgação da nota: se vc discordar dela, poderemos conversar sobre isso - um diálogo presencial, em sala. Eu poderei mudar a nota - ou não. Não significa que eu tenha que concordar com o seu ponto de vista, nem que vc tenha que concordar com o meu. Mas o pressuposto é de que quem define a nota é o professor – e não o aluno. Saber receber críticas é fundamental em qualquer atividade humana, e aprender com elas é uma característica dos melhores profissionais de qualquer área; se vc acha que está acima do pressuposto mencionado, não faça essa avaliação.
Portanto, repetindo e esclarecendo: se vc suspeita da minha capacidade de fazer uma avaliação justa, não faça essa avaliação - faça a prova! Talvez vc pense que eu posso ser intencionalmente injusto, ou burro demais para entender o que vc apresentou, ou incompetente para avaliar obras desse tipo... Eu respeito que vc pense assim, embora discorde de vc. Posso falar em sala sobre a minha experiência relacionada a iniciativas assim, caso vc ache que eu não tenho condições de executar bem essa tarefa. De qualquer forma, se persistirem as dúvidas, faça a prova, e assim evitaremos mal entendidos ou discussões desnecessárias após a avaliação, certo?
Saibam que a minha intenção é variar as formas de aprendizagem, e não apenas de avaliação. Para escolher o tema e o aspecto a ser abordado acredito que vcs terão que pensar ativamente sobre o conteúdo, e ao escolher as formas de expressá-lo em palavras e representações de cena vcs tbm vão estar aprendendo construtivamente - e não passivamente. Além disso, outros aspectos importantes relacionados ao trabalho do administrador (que não vou detalhar aqui, mas falarei depois em sala) também estarão sendo praticados por vcs.
Se tiverem alguma dúvida sobre qualquer aspecto dessa iniciativa, estou à disposição para esclarecer e, inclusive, melhorar algum ponto.
Espero que façam ótimos trabalhos, e que tenhamos, junto com a aprendizagem, uma aula bem divertida no dia das apresentações...!